quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sociedade espartana

As cidades-Estados sobre as quais sobreviveram mais informações são Atenas e Esparta. Essas sociedades eram, aliás, bem diferentes e freqüentemente lutaram uma contra a outra. A sociedade espartana era considerada rígida (nos dias de hoje, quando queremos dizer que alguma coisa ou pessoa é muito cheia de regras, fechada, dizemos que é "espartana"). Em Esparta, os homens viviam para a vida militar.

Eles só podiam casar depois de terem sido educados pelo Estado, em acampamentos coletivos, onde viviam dos 12 até os 30 anos. Para o governo, existiam os conselhos de velhos, que controlavam a sociedade e definiam as leis. As mulheres espartanas cuidavam da casa e tinham também uma vida pública: administravam o comércio na ausência dos homens.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u6.jhtm

Um comentário:

  1. Bem Thaís, valeu como pesquisa, mas para atingir o objetivo desta atividade, cada item pesquisado deve ter sido pesquisado em duas fontes diferentes.
    Falta à sua pesquisa uma ligação entre os ítens. Ficou um monte de pequenos "flashes" sobre os assuntos.
    Falta também uma conclusão pessoal sua de todo o assunto ou para cada item.
    Por enquanto sua nota nesta atividade: "LImites da democracia na Grecia Clássica: mulheres, escravos e estrangeiros" é 1,5. A atividade vale 2,0. Lembra-se?

    ResponderExcluir