quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cidades-Estados

Essa Grécia de 4.000 anos atrás era formada por ilhas, uma península e parte do continente europeu. Compunha-se de várias cidades, com seus Estados próprios, que eram chamadas de cidades-Estados. Essas cidades localizavam-se ao sul da Europa, nas ilhas entre os mares Egeu e Jônio. Algumas das cidades gregas de maior destaque na Antigüidade foram Atenas, Esparta, Corinto e Tebas.

Essas cidades comercializavam e ao mesmo tempo guerreavam entre si. As guerras eram motivadas pelo controle da região e para se conseguir escravos, os prisioneiros de guerra, que moviam grande parte da economia daquelas sociedades.
Afora os escravos e os pequenos proprietários, havia os cidadãos propriamente ditos, naturais da cidade e proprietários de terras, que tinham direitos políticos e podiam se dedicar a atividades artísticas, intelectuais, guerreiras e esportivas. Isso indica que as pessoas com mais prestígio e propriedade cuidavam exclusivamente do aprimoramento do corpo e da mente. Os mais pobres e os escravos eram quem movimentava a economia, fazendo o trabalho braçal, considerado, então, como algo desprezível.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u6.jhtm

Um comentário:

  1. Bem Thaís, valeu como pesquisa, mas para atingir o objetivo desta atividade, cada item pesquisado deve ter sido pesquisado em duas fontes diferentes.
    Falta à sua pesquisa uma ligação entre os ítens. Ficou um monte de pequenos "flashes" sobre os assuntos.
    Falta também uma conclusão pessoal sua de todo o assunto ou para cada item.
    Por enquanto sua nota nesta atividade: "LImites da democracia na Grecia Clássica: mulheres, escravos e estrangeiros" é 1,5. A atividade vale 2,0. Lembra-se?

    ResponderExcluir