A Grécia se localiza na Europa, numa região chamada península Balcânica, banhada pelo mar Mediterrâneo. O litoral, muito recortado, facilitou o comércio externo.
A civilização grega originou-sede sucessivas invasões e estabelecimento de quatro principais povos: aqueus, jônios, eólios e dórios.
As comunidades iniciais organizaram-se spcialmente em clãs patriarcais, denominados genos. A sociedade unia pessoas e bens, a terra era coletiva e tudo o que o grupo necessitava para sobreviver pertencia a todos.
Mas com o passar do tempo, a população foi aumentando e a propriedade coletiva deu lugar a propriedade privada. A sociedade passou a constituir-se em classes sociais. Os proprietários das terras eram ricos e passaram a explorar os pobres, ja os chefes das comunidades tornaram-se reis, com amplos poderes.
Essa situação também mudou: com o passar do tempo os proprietários de terras derrubaram o poder do rei e dominaram a sociedade.
Surgem as cidades - Estado.
Fonte: livro Projeto Editorial de Ensino Fundamental, médio, profissional, concursos e vestibulares.
Autor de História: Silvana de Lima.
Editora: Espaço Editorial LTDA - São Paulo (Diadema) Associado à ABDL..
postado por: Thaís Alves, 38
Bem Thaís, valeu como pesquisa, mas para atingir o objetivo desta atividade, cada item pesquisado deve ter sido pesquisado em duas fontes diferentes.
ResponderExcluirFalta à sua pesquisa uma ligação entre os ítens. Ficou um monte de pequenos "flashes" sobre os assuntos.
Falta também uma conclusão pessoal sua de todo o assunto ou para cada item.
Por enquanto sua nota nesta atividade: "LImites da democracia na Grecia Clássica: mulheres, escravos e estrangeiros" é 1,5. A atividade vale 2,0. Lembra-se?