sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A civilização Romana

A civilização romana foi uma das mais importantes, uma vez que influenciou definitivamente o mundo ocidental. A civilização surgiu na Península Itálica, entre os mares Tireno e Adriático.
Nos primeiros cem anos da Monarquia, Roma era apenas uma pequena aldeia. Com a conquista dos etruscos, ocorreu uma rápida modernização da cidade. No período da Monarquia, a sociedade romana era dividida em:
Patrícios: eram os cidadãos romanos, grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Desfrutavam de direitos políticos e podiam desempenhar funções públicas no exército, na religião, na justiça, na administração;
Clientes: homens livres que se associavam aos patrícios, prestando-lhes diversos serviços pessoais em troca de auxílio econômico e proteção social;
Plebeus: homens livres que se dedicavam ao comércio, ao artesanato e ao trabalho agrícola. A plebe representava a maioria da população romana, sendo constituída de imigrantes vindos , sobretudo, de regiões conquistadas pelos romanos. Durante o período monárquico , os plebeus não tinham direitos de cidadão, isto é, não podiam exercer cargos públicos nem participar da Assembléia Curial;
Escravos: eram, em sua maioria, prisioneiros de guerra. Trabalhavam nas mais diversas atividades, como serviços domésticos e trabalhos agrícolas. Desempenhavam funções de capatazes, professores, artesãos etc. O escravo era considerado bem material, propriedade do senhor, que tinha o direito de castigá-lo, vendê-lo, alugar seus serviços, decidir sobre sua vida ou morte.
O Baixo Império foi sendo corroído por uma longa crise social, econômica e política. Entre os fatores que contribuíram para essa crise, destacam-se:

Elevados gastos públicos para sustentar a imensa estrutura administrativa e militar; Aumento dos impostor para custear as despesas do exército e da burocracia administrativa; Crescimento do número de miseráveis entre a plebe, os comerciantes e os camponeses; Desordens sociais e políticas provocadas por rebeliões tanto das massas internas quanto dos povos submetidos. Agravando ainda mais essa situação social e econômica , os romanos tiveram de enfrentar a pressão dos povos bárbaros. Chegou um momento em que os romanos perceberam que os soldados encarregados de defender Roma vinham dos próprios povos contra os quais eles (romanos) combatiam.

A finalidade dessa divisão era fortalecer cada uma das partes do império para vencer a ameaça das invasões Bárbaras. Entretanto, o Império Romano do Ocidente não teve organização interna para resistir aos sucessivos ataques dos povos bárbaros.

Os bárbaros tinham exército eficientes, que contavam com soldados guerreiros, coesão interna das tropas e boas armas metálicas.Apesar de rudes, os bárbaros exibiam ideal e vigor. Roma, por sua vez, mostrava-se corrompida pela discórdia, pela indisciplina no exército e pela falta de entusiasmo das populações miseráveis. É por isso que cerca de quinhentos mil bárbaros conseguiram desestabilizar o um império com mais de oitenta milhões de pessoas.
Quanto ao Império Romano do Oriente, embora com transformações, sobreviveu até 1453, ano em que os turcos conquistaram Constantinopla.


 
Link: http://www.historiadetudo.com/civilizacao-romana.html
Link: http://www.coladaweb.com/historia/Content
 
CONCLUSÃO:
 
Eu entendi que a civilização romana foi uma das mais importantes que influenciou definitivamente o mundo ocidental. Onde a sociedade romana era dividade entre qatro sociedades, entre Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos.
E o baixo império foi acontecendo por uma longa crise, onde vinha a  
econômica e a  política. Os povos bárbaros tinham exército equivalente onde contavam com soldados guerreiros,  e boas armas metálicas. Os bárbaros exibiam ideal e vigor.

2 comentários:

  1. Bem Thaís, nesta postagem você já citou duas fontes diferentes. O texto ficou simples e apenas uma colagem de trechos. Mas tudo bem. No entanto a sua conclusão foi apenas a repetição de rechos, ficou sendo um resumo muito resumido e não é a síntese de suas dúvidas e/ou aprendizados. Inclusive trabalhamos em classe a idéia de que o termo bárbaro é preconceituoso e depreciativo e você, no entanto, usou o termo destacando o ideal e vigor deles. Não sei onde estou errando em classe... Seu conceito nessa atividade fica sendo 1,5.

    ResponderExcluir
  2. Thaís, desculpe pela redação do comentário anterior. No trecho a seguir: "...No entanto a sua conclusão foi apenas a repetição de rechos, ficou sendo um resumo muito resumido e não é a síntese de suas dúvidas e/ou aprendizados...", a redação deveria ser:"...No entanto, a sua conclusão foi apenas a repetição de trechos da pesquisa, não ficando claro qual foi seu aprendizado ou dúvida sobre o tema..."
    Seu conceito está mantido: 1,5.

    ResponderExcluir