quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A passagem da época dos romanos para a época Medieval

Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até o descobrimento da América (1492). Denominam-se de Idade Obscura os primeiros 600 anos dessa época. Depois da queda de Roma, os francos tornaram-se a raça mais poderosa da Europa Ocidental e, por volta do ano 800, Carlos Magno reinava sobre o Sacro Império Romano Germânico. Com sua morte, surgiram vários reinos independentes, mas o ideal de uma Europa unificada não desapareceu.
Nos séculos X e XI os nórdicos apoderaram-se de parte da França e Inglaterra; então começou a época das Cruzadas, das lutas entre os governantes e a Igreja, assim como a Guerra dos Cem anos. Surgiu o feudalismo: em redor dos castelos dos nobres agrupavam-se as choças dos vassalos, formando uma espécie de vila chamada feudo. Os vassalos serviam os senhores feudais em troca de mo­radia, alimento, ajuda e proteção.
Na Idade Média os mercadores dos portos do Mar Báltico desenvolveram o comércio, ao passo que em Flandres e cidades-estados da Itália florescia a arte e a literatura.

OO Império Romano era um dos mais poderosos que existia, sua república durou 500 anos, mas por causa o conflito que houve com Júlio César, em Mário e Sulla.
O motivo da crise do império romano se deu pelo fato de internamente terem ocorrido problemas internos que foram crescendo e fizeram com que atingisse também o “lado de Fora” de Roma.
Durante muito tempo por causa da
Revolução Industrial, Roma levava a economia em abundância, mas no inicio dos séculos III, IV, E V, a inflação subiu bastante, fazendo com que houvesse a crise do terceiro século, que acarretou ao declínio da moeda, falta de fundos para comprar os escravos, fazendo com que houvesse poucas pessoas para produzir. A população diminuiu, muitas pessoas saiam de suas casas para morar no campo para eles próprios produzirem sua própria fonte de alimentação.
Com pouca resistência, os Romanos tiveram poucos recursos para investir em armas, e suprimentos, fazendo com que ficasse mais fácil o ataque dos bárbaros.
Depois que o cristianismo começou a fazer parte do Império Romano, muitos historiadores acreditam que a partir desse momento, Roma começou a sofrer sua queda lentamente.
CONCLUSÃO:
Conclui que o Império Romano foi um dos conflitos mais poderosos ou seja, mais marcante que ocorreu na história (Epóca Medieval). Devido ao Júlio César; houve  problemas como nível econômico e foram completados pelos aspectos político-militares. E com isso, atingiu o lad de Roma. Com pouca resistência, os Romanos tiveram poucos recursos para se proteger, fazendo com que ficasse mais fácil o ataque dos bárbaros.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A civilização Romana

A civilização romana foi uma das mais importantes, uma vez que influenciou definitivamente o mundo ocidental. A civilização surgiu na Península Itálica, entre os mares Tireno e Adriático.
Nos primeiros cem anos da Monarquia, Roma era apenas uma pequena aldeia. Com a conquista dos etruscos, ocorreu uma rápida modernização da cidade. No período da Monarquia, a sociedade romana era dividida em:
Patrícios: eram os cidadãos romanos, grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Desfrutavam de direitos políticos e podiam desempenhar funções públicas no exército, na religião, na justiça, na administração;
Clientes: homens livres que se associavam aos patrícios, prestando-lhes diversos serviços pessoais em troca de auxílio econômico e proteção social;
Plebeus: homens livres que se dedicavam ao comércio, ao artesanato e ao trabalho agrícola. A plebe representava a maioria da população romana, sendo constituída de imigrantes vindos , sobretudo, de regiões conquistadas pelos romanos. Durante o período monárquico , os plebeus não tinham direitos de cidadão, isto é, não podiam exercer cargos públicos nem participar da Assembléia Curial;
Escravos: eram, em sua maioria, prisioneiros de guerra. Trabalhavam nas mais diversas atividades, como serviços domésticos e trabalhos agrícolas. Desempenhavam funções de capatazes, professores, artesãos etc. O escravo era considerado bem material, propriedade do senhor, que tinha o direito de castigá-lo, vendê-lo, alugar seus serviços, decidir sobre sua vida ou morte.
O Baixo Império foi sendo corroído por uma longa crise social, econômica e política. Entre os fatores que contribuíram para essa crise, destacam-se:

Elevados gastos públicos para sustentar a imensa estrutura administrativa e militar; Aumento dos impostor para custear as despesas do exército e da burocracia administrativa; Crescimento do número de miseráveis entre a plebe, os comerciantes e os camponeses; Desordens sociais e políticas provocadas por rebeliões tanto das massas internas quanto dos povos submetidos. Agravando ainda mais essa situação social e econômica , os romanos tiveram de enfrentar a pressão dos povos bárbaros. Chegou um momento em que os romanos perceberam que os soldados encarregados de defender Roma vinham dos próprios povos contra os quais eles (romanos) combatiam.

A finalidade dessa divisão era fortalecer cada uma das partes do império para vencer a ameaça das invasões Bárbaras. Entretanto, o Império Romano do Ocidente não teve organização interna para resistir aos sucessivos ataques dos povos bárbaros.

Os bárbaros tinham exército eficientes, que contavam com soldados guerreiros, coesão interna das tropas e boas armas metálicas.Apesar de rudes, os bárbaros exibiam ideal e vigor. Roma, por sua vez, mostrava-se corrompida pela discórdia, pela indisciplina no exército e pela falta de entusiasmo das populações miseráveis. É por isso que cerca de quinhentos mil bárbaros conseguiram desestabilizar o um império com mais de oitenta milhões de pessoas.
Quanto ao Império Romano do Oriente, embora com transformações, sobreviveu até 1453, ano em que os turcos conquistaram Constantinopla.


 
Link: http://www.historiadetudo.com/civilizacao-romana.html
Link: http://www.coladaweb.com/historia/Content
 
CONCLUSÃO:
 
Eu entendi que a civilização romana foi uma das mais importantes que influenciou definitivamente o mundo ocidental. Onde a sociedade romana era dividade entre qatro sociedades, entre Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos.
E o baixo império foi acontecendo por uma longa crise, onde vinha a  
econômica e a  política. Os povos bárbaros tinham exército equivalente onde contavam com soldados guerreiros,  e boas armas metálicas. Os bárbaros exibiam ideal e vigor.